Medway estréia novo serviço de Transporte Ferroviário de Cargas entre Portugal e Espanha

Por Ana Catarina Monteiro || Hipersuper

Foi inaugurado na última semana o novo serviço de transporte ferroviário de carga que liga o Terminal de Mérida, em Espanha, e os portos nacionais de Sines, Lisboa e Setúbal.


No dia 23 de novembro uma locomotiva viajou de Mérida com destino à Bobadela, marcando assim a estreia do novo serviço, fruto da parceria criada entre a Medway (operador logístico resultante da privatização da CP Carga em janeiro de 2016 através do grupo MSC) e a RENFE (Red Nacional de los Ferrocarriles Españoles). As duas parceiras asseguram, desde o passado dia 15 de novembro, a operação do Terminal de Mérida por um período de concessão de cinco anos que poderá ser renovado por mais dois.

A primeira viagem do serviço realizou-se em um comboio de 460 metros de comprimento, composto por 22 vagões, que transportou 1190 toneladas brutas de produtos da região espanhola da Estremadura, nomeadamente, concentrado de tomate e vidro. A viagem durou cerca de nove horas até chegar à Bobadela, onde a Medway recuperou em fevereiro deste ano a operação de transporte de contentores da Área Logística de Bobadela.

Numa primeira fase, o serviço disponibiliza duas ligações semanais entre os portos nacionais de Sines, Lisboa e Setúbal e o Terminal de Mérida, sendo que até ao final do ano a Medway e a RENFE esperam atingir as 20 mil toneladas de mercadorias transportadas através deste novo serviço.

Está também previsto o aumento para três e, mais tarde, para seis ligações entre os dois países ibéricos, assim como o alargamento do serviço a outras localidades em Espanha e em Portugal, explica em comunicado a Medway.

“Este é um importante passo na estratégia de atuação da Medway, que pretende alargar a atividade para Espanha”, declara Carlos Vasconcelos, administrador da operadora portuguesa.

Para o transporte, a RENFE utiliza uma locomotiva da “serie 333” para a tracção do comboio e, uma vez passada a fronteira, a nova EURO4000 da Medway encarrega-se do trajeto em solo luso. “Em curso estão os desenvolvimentos necessários para que no futuro estas viagens possam ser integralmente feitas pelas EURO4000, evitando assim que os comboios mudem de tracção”, assegura em comunicado a empresa nacional.

As duas empresas estão também a trabalhar na possibilidade de transportar produtos alimentares congelados, em contentores próprios, a partir do Terminal de Mérida, de forma a impulsionar as exportações de produtos da comunidade autónoma espanhola da Estremadura (cuja capital é Mérida).

O Terminal Ferroviário de Mercadorias de Mérida tem aproximadamente 21 000 metros quadrados, três linhas – uma de 360 metros e duas de 260 metros – e conta ainda com um edifício de escritórios com 180 m2.

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