Trem histórico vira dormitório em Cosmópolis


O trem centenário que é exposto na Praça dos Ferroviários, no Centro de Cosmópolis, virou dormitório para moradores de rua. A reportagem do TODODIA esteve no local e encontrou dentro da antiga condução diversas peças de roupa, papelão e outros itens de uso pessoal. Segundo o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de Cosmópolis, esse tipo de situação é recorrente.

O trem de pequeno porte foi doado pela Usina Ester para a prefeitura na década de 1990 e está desde 1996 na Praça dos Ferroviários, ano em que houve a última reforma do local. Segundo o historiador e presidente do Conselho de Cultura de Cosmópolis, Adriano da Rocha, o veículo foi comprado pela usina no século 19.

"Veio da Inglaterra a pedido da usina na época, quando surgiu a Companhia Agrícola Artur Nogueira, e era usado para buscar cana nos fornecedores e entregar para moer na Usina Ester. Começou a funcionar no final do século 19 e ficou em atividade até 1960, quando desativaram as linhas de trem", contou Rocha.

O historiador lembra que, desde que foi instalado na praça, o trem já passou por diversas depredações. "De 1996 para cá já tacaram fogo, roubaram parte das engrenagens", afirmou. Atualmente, o trem apresenta diversos sinais de ferrugem.

Uma funcionária pública, que pediu anonimato, afirmou ao TODODIA que um rapaz dorme dentro do trem há pelo menos quatro meses.

Segundo a coordenadora do Creas, Renata Caroline Provinciatto, é frequente que moradores de rua usem o trem para se abrigar durante à noite. "Isso não é de agora. Desde que trabalho aqui tem alguém lá dentro, que dorme lá. Nós fazemos busca ativa, atendimento, colhemos os dados da pessoa, e se precisa nós ajudamos com a documentação", disse.

Porém, Renata argumenta que não é possível impedir que o local seja usado pelos moradores. "Tirar eles daí não é nosso papel", afirmou.

André Rossi - Jornal TodoDia de Americana

Comentários

Postagens mais visitadas