Antiga ferrovia pode virar extensão do VLT ou receber trem turístico ligando o litoral de SP ao Vale

Utilização da linha férrea foi o tema de reunião, nesta sexta-feira (3), em Itanhaém.

Por G1 Santos

Créditos: Ralph Mennucci Giesbrecht

A malha ferroviária, conhecida como linha Santos-Jundiaí, antiga Estrada de Ferro Sorocabana, e que liga a Baixada Santista ao Vale do Ribeira (Santos-Cajati), pode ser reativada e servir ao transporte de passageiros e/ou como alternativa turística. A utilização da linha férrea foi o tema da reunião promovida pelo Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar), realizada na manhã da última sexta-feira (3), no Paço Municipal de Itanhaém.

O encontro reuniu o chefe do Executivo de Itanhaém e presidente do Codivar, Marco Aurélio Gomes, o deputado federal, João Paulo Tavares Papa, o superintendente do Codivar, Wilber Rossini e os prefeitos de Itariri, Dinamérico Gonçalves, de Praia Grande, Alberto Mourão, e ainda secretários municipais, vereadores e diretores da empresa Rumo Logística, que era responsável pela concessão da estrada de ferro.

A utilização da linha férrea que corta a Baixada Santista, o Litoral Sul até o Vale do Ribeira, administrada pela concessionária Rumo Logística, foi o tema do encontro (Foto: Divulgação/Prefeitura de Itanhaém )

O representante da Rumo Logística, Emanoel Tavares, explicou que há um estudo de inviabilidade técnica para transporte de cargas na linha férrea. A proposta da empresa é devolver esse trecho ao Governo Federal e criar um fundo compensatório, de cerca de R$ 200 milhões para os Municípios. A Rumo apresentou proposta junto à Agencia Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) para encerrar a concessão da ferrovia.

Por isso, as autoridades discutem propostas de utilização da linha férrea e que possam estimular o desenvolvimento da região. A preocupação central é definir que uso será dado à faixa, que possui mais de 200 km. Entre as opções está o transporte de passageiros, como um complemento do VLT e/ou a implantação de um trem turístico entre a Baixada e o Vale do Ribeira.

Segundo a Prefeitura de Itanhaém, o prefeito e presidente do Codivar, Marco Aurélio Gomes, acredita que a volta do trem Maria Fumaça daria um grande impulso para o desenvolvimento econômico e turístico ou um sistema que pudesse ser integrado ao VLT.

O deputado federal, João Paulo Tavares Papa, acredita que o que inibe o desenvolvimento regional é a falta de mobilidade urbana, pois apesar da malha rodoviária paulista ser a mais avançada do país, faltam investimentos em outras formas de transporte, como o ferroviário. Por isso, a ideia do VLT até Peruíbe e um roteiro turístico para o Vale do Ribeira.

Ainda de acordo com a Prefeitura de Itanhaém, novas reuniões serão agendadas pelo Codivar com representantes do Vale do Ribeira e Baixada Santista. Na próxima semana, com os técnicos das cidades. Depois, entre os dias 13 e 17 de agosto, todos os prefeitos se reunirão. Em seguida, um encontro está previsto entre os dias 20 e 24 deste mês com os prefeitos e a equipe técnica de engenharia da Rumo Logística.

Comentários

  1. Muito bom, Que Deus abençoe a todos nessa jornada bom dia

    ResponderExcluir
  2. Prezados Srs. a www.somaticaeducar.com está disponibilizando cursos na área ferroviária . Interessados acessar nosso site ou entrar em contato whatsapp: 55 999876524

    ResponderExcluir
  3. SOU AGENTE DE VIAGENS NO RJ, E ESTIVE EM SAO LOURENÇO MG E FOI REENCONTRAR UMA CIDADE QUE VALORIZA O TURISMO FERROVIARIO...EU DESTACO AQUI QUE DEVERIAM SOBRE O PROJETO DA EF-118 ( PROJETO :VITORIA X RIO ) PARA SE TORNAR UMA FERROVIA PARA CARGAS E PASSAGEIROS!!!! TURISMO COM GERACAO DE RENDA E EMPREGOS.

    ResponderExcluir
  4. Boas informações aqui, gostaria de compartilhar com vocês toda a minha experiência na tentativa de obter um empréstimo para expandir meu negócio de roupas aqui na Malásia. Foi muito difícil o meu negócio cair devido à minha pequena doença, e quando me recuperei, precisava de um fundo para montá-lo novamente, para que eu começasse, então me deparei com o Sr. Benjamin, um consultor de empréstimos do Le_Meridian Funding Service. eu do meu projeto de negócios e eu disse a ele que já possuía o One e eu só precisava de um empréstimo de 200.000,00 USD, ele me deu um formulário para preencher e eu também solicitei meu ID válido em alguns dias. Eles fizeram a transferência e meu empréstimo foi concedido . Eu realmente gostaria de apreciar o esforço e também tentar levar isso a qualquer pessoa que esteja à procura de empréstimos comerciais ou outras questões financeiras para contatar o Le_Meridian Funding Service
    E-mail: lfdsloans@lemeridianfds.com / lfdsloans@outlook.com
    Ele também está disponível no WhatsApp Contact: + 1-9893943740.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas