As vantagens e os desafios do transporte ferroviário de carga

Convívio Magazine



Apesar de não termos mais o transporte de passageiros por ferrovia em nossa região, nossa malha ferroviária, mesmo com todos os problemas que apresenta, é muito importante, não só para as nossas cidades, mas para todo o país. Por ela são escoadas toneladas de produtos, como soja, milho, açúcar, derivados de petróleo, etanol, carnes, celulose, produtos químicos, bens industriais e mercadorias de consumo. Se toda essa carga transportada fosse levada apenas por caminhões, nossas estradas não suportariam.

Modernas locomotivas Diesel-Elétricas fabricadas no Brasil cortam a nossa região. Acima, SD70, fabricada pela EMD (Electro Motive Diesel), em Sete Lagoas-MG. No topo da página,: AC44, fabricada pela GE (General Electric) em Contagem-MG. Fotos: André Benetti.

Dependendo da distância, cada meio de transporte tem sua vantagem. Por exemplo, se o transporte for por caminhões, a distância ideal para ser é de até 400 km. Pela ferrovia, a distância percorrida deve ser entre 400 e 1.500 km. Já pela Hidrovia, a distância mais econômica é entre 1.500 até 3.000 km. Por isso, ferrovias e hidrovias são muito mais vantajosas no transporte de mercadorias a longas distâncias. Nosso país, com dimensões continentais, possuem malhas ferroviárias e hidrovias escassos, como mostrado abaixo:


Um vagão de carga nos padrões atuais pode transportar aproximadamente 100 toneladas de carga ou até mais. Já um caminhão graneleiro, leva, aproximadamente, 28 toneladas de carga. Por isso, se considerarmos um trem com 100 vagões carregados, significa que ele transporta o mesmo que 357 caminhões. Um trem de carga emite cerca de 70% menos dióxido de carbono e 66% menos monóxido de carbono do que os caminhões, segundo o IPEA. A retomada do Setor Ferroviário faz com que o número de caminhões diminua nas estradas, e como consequência, cai o número de acidentes, congestionamento e gera mais empregos, pois aquece a indústria de locomotivas e vagões e outras indústrias que fornecem serviços a elas.

  É importante nosso Governo investir pesado na Intermodalidade dos Transportes, eliminando os gargalos do Transporte Rodoviário, Ferroviário e Hidroviário, fazendo que eles sejam interligados. Até hoje surgem diversos projetos na área ferroviária, mas eles quase não saem do papel. A Ferrovia Norte-Sul, por exemplo, começou a ser construída há décadas e até hoje não está pronta e não há previsão de conclusão. Novos traçados ferroviários precisam ser construídos contornando as cidades, pois as antigas linhas que cortam nossa região atrapalham o trânsito, já que interrompem o fluxo de veículos nas passagens de nível.

André Benetti || Convívio Magazine

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