Abaixo-assinado pede volta do VLT em Campinas (SP)

Ativistas iniciam movimento pela melhoria da mobilidade na cidade paulista. VLT e ciclovias estão na pauta. Assine o abaixo-assinado!

Marcos de Sousa || Mobilize Brasil/Change // Mobilize


Ativistas da cidade de Campinas, a 100 km de São Paulo, iniciaram uma campanha cidadã pela reativação da linha de VLT que atendia o município até há alguns anos. Implantado sobre antiga via férrea, o sistema pode ser uma boa alternativa para dinamizar a rede de transportes da região, hoje baseada exclusivamente em ônibus e automóveis.

Além do VLT, o abaixo-assinado pede investimentos em mobilidade urbana sustentável, com ênfase para ciclovias, especialmente nas áreas mais periféricas da cidade.

Leia o texto e assine!

"Mobilidade urbana por trilhos em Campinas-SP

Não podemos mais aceitar perder horas no trânsito. Uma das mais respeitadas Universidades do país fica em Campinas e precisamos dela para um estudo sério e eficiente para melhorar de forma sustentável a mobilidade da região.

Sabe -se que a população da Região Metropolitana de Campinas sofre com o transporte coletivo. E o transporte é uma necessidade e um direito básico. Devido ao sistema pouco inteligente de conexão, a população desperdiça horas para transpor alguns quilômetros . O tempo gasto e a poluição emitida com o trânsito lento é desnecessário se o transporte coletivo for pensado PARA a população e não para os donos de empresas de ônibus.

A população das cidades vizinhas que trabalha e/ou estuda em Campinas (como Monte Mor, Hortolândia, Valinhos, Vinhedo, Sumaré, Jaguariúna, Paulínia e outras) sofre mais ainda, pois as tarifas são altíssimas frente ao serviço prestado. O tempo que se gasta dentro do ônibus é desnecessário e afeta a qualidade de vida da maioria dos habitantes da região, além de ser um incentivo para o uso de carros. Estamos em um momento que se deve otimizar os recursos e pensar no meio ambiente e na qualidade de vida de todos.

Queremos a volta do VLT ligando diversos bairros da cidade, além de se transformar num modal para outros tipos de transporte. Precisamos de mais ciclovias, não só nas avenidas principais, mas também nos bairros. Queremos um estudo acerca da viabilidade de um metrô ou mesmo um bonde elétrico, e, principalmente, que este atenda ao Aeroporto Internacional de Viracopos, a Rodoviária, o Hospital da Unicamp e os grandes terminais de ônibus da cidade (como o Campo Grande, o Barão Geraldo, o Terminal Central). Exigimos o retorno da linha férrea já existente para passageiros, além de sua extensão para outros bairros e cidades.

Não dá mais para aceitar que uma cidade tão bonita, finalista do prêmio de Melhores Cidades do Brasil, fique à míngua de uma malha de transporte antiquada, insustentável e caótica."

Comentários

  1. Este pessoal viaja nas idéias, como podem pedir a volta de um meio de transporte que não deu certo, além de caríssimo para se implantar, com a atual crise talvez sai lá pelos anos 30 a construção do primeiro trecho, e vai acabar acontecendo o mesmo que aconteceu com o antigo VLT que NÃO funcionou em Campinas, servia apenas para os aposentados , alunos e casais de namorados passear . Ainda bem que vão implantar o BRT (Bus Rapid Transit) pelo antigo leito do VLT , assim enterra as chances de voltarem com esta idéia.

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    1. Assine logo o abaixo assinado Roberto! VLT e você tudo a ver!!!

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    2. Essa denúncia é grave e acredito que os envolvidos tem que serem presos. Mais não é por causa disso que muitos desinformados acham, que a única solução é vender todos os vagões do VLT e destruir o que já foi construído para dar ao lugar ao BRT (vejo isso como um retrocesso e infelizmente só visa atender os interesses rodoviários, óleo diesel, pneu, empresas de ônibus e até sindicatos dos motoristas de ônibus que com certeza são contra o VLT), e outra, quem vai querer os 40 vagões que já perderem o valor de mercado?? E outra, o que a adianta os trens irem embora pra África (com certeza muitos estão torcendo pra isso) se talvez la no país possa também existir suspeitas de corrupção lá também no projeto?? E outra, seria uma grande vergonha e tristeza pra Cuiabá se isso acontecer. E outra, obras de BRT também alimenta corrupção e também pode demorar e se arrastar (vide as obras do BRT do Rio de Janeiro e Porto Alegre que estao paradas e niguem fala nada é só sabem demonizar o VLT), lógico o que ouve infelizmente com esse VLT e os que queimou sua imagem no Brasil foi a corrupção. Mais não quer dizer que o MODAL ferroviário VLT ruim, ele pode ser um modal bom pra Cuiabá e pra outras cidades brasileiras (por nao ser poluente, retira 60% dos carros e 70% dos ônibus das ruas(na verdade melhora e redesenha o mapa do transporte coletivo da cidade)) o problema o que os acaba e a corrupção. Por isso que acredito que o governador possa fazer depois que romper com o atual consórcio (lógico, quem vai querer fechar negócio com empresas corruptas??) chamar 2 empresas que ficou em 2 e 3 lugar na licitação ou então fazer uma PPP (podendo chamar a empresa que operam o VLT do Rio de Janeiro ou de Santos-SP, pelas experiências que já tem) para terminar o VLT, agora se for fazer a licitação novamente, pode acabar ficando caro para o estado e isso leva até 1 ano. Mesmo assim torço muito para que vcs um dia tenham o VLT é que além de ajudar a melhorar o transporte da cidade, ajuda muito a revitalizar as avenidas por onde passa (exemplo na Europa, onde os antigos bondes se transformaram em VLT, não igual que o Brasil fez de erradicar os bondes para favorecer os onibus). E outra, cidades que inventaram de implantar o BRT como Bogotá, Goiana, Rio de Janeiro e Curitiba, já viram que o taooo moderno corredor de ônibus inventado pelo Arquiteto Jaime Lenner satura e nao dura pra vida toda na cidade, porque as regiões vao crescendo e muitos especialistas em mobilidade (principalmente aqueles que não tiverem rabo preso com interesses rodoviaristas por tras) defendem que a solução definitiva para melhorar o caos no trânsito e na mobilidade urbana, e investir no transporte sob trilhos, que com certeza ajuda muito ate na integração com ônibus. Abraços

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    3. Esse meu comentário, e do site do jornal la de Cuiabá, onde mandei defendendo o VLT é nada disso de BRT

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