Qual o tipo de vagão utilizado para o transporte de produtos agrícolas?

Por Vitor Higa || AGROTVM

Vagão HPT Rumo Logística AMVagão HPT da Rumo Logística para transporte de açúcar*

Antes de iniciar a descrição dos vagões utilizados para o transporte dos principais produtos agrícolas a granel (produtos não ensacados), será necessário descrever o conceito da classificação dos vagões no Brasil.

De acordo com a norma brasileira de classificação de vagões NBR 11691 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a classificação de vagões é realizada por meio de três letras e sete dígitos como demonstrado abaixo:
 

Focando-se no Bloco 1 de classificação, temos a seguinte especificação:


A partir das duas primeiras letras é realizada a classificação geral de vagões, onde a primeira letra é usada para identificar o tipo do vagão e a segunda uma característica específica do mesmo. Já a terceira letra determina a manga do eixo, que limita o peso bruto máximo admissível de cada vagão e a bitola (distância entre as faces interiores dos trilhos) em que o vagão irá percorrer. Para bitola métrica (1 metro de largura) , as mangas variam de A a G( 30.000 kg a 143.000 kg) e para bitola larga, as mangas variam de P a U (pesos brutos máximos de 47.000 kg a 143.000 kg).

Hopper é o tipo do vagão mais utilizado para o transporte de produtos agrícolas. A principal característica desse tipo de vagão é a presença de peças em forma de pirâmides invertidas, tremonhas (item utilizado em silos de armazenagem de grãos), instaladas em sua parte inferior e rampas no assoalho, possibilitando dessa forma, o direcionamento do fluxo como um funil,  otimizando o tempo de descarga do material a granel, princípio adequado para escoamento desse tipo de produto.
 

No transporte de materiais biológicos, utiliza-se Hoppers com caixas fechadas por cobertura metálica com escotilha, para a devida proteção contra intempéries climáticas que podem degradar o estado do produto, como a umidade e a incidência de raios solares. Ressalta-se que, para o transporte de produtos corrosivos como adubos e fertilizantes é necessário uma proteção interna contra a corrosão.

Para os vagões do tipo Hopper, tem-se as seguintes classificações e características  :

HF: fechado, dotado de escotilha e tremonha.
HP: fechado, dotado de escotilha e tremonha, com revestimento para transporte de produto corrosivo.
HE: em forma de tanque (center-flow), dotado de comportas centrais na parte inferior, para descarga, acionadas ou não por equipamentos pneumáticos, com revestimento para transporte de produto corrosivo.
HT: em forma de tanque (center-flow),dotado de comportas centrais na parte inferior, para descarga, acionadas por equipamentos pneumático.
HA: aberto dotado de tremonha.
HQ: outros

O interessante disso tudo é observar que, levando-se em conta os princípios das leis da física, química e biologia, é possível adequar itens e componentes de um determinado setor para o outro, como por exemplo, o de silos de armazenagem para vagões ferroviários, eis aí o papel do engenheiro…especificamente nesse caso o engenheiro agrícola.
Fonte foto*: AmstedMaxion Fundição e Equipamentos Ferroviários S.A.                                                                                                  

Créditos da foto: Murilo Carlos Souza e Bernardo Alleoni Filho

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Vitor Higa
Graduando em engenharia agrícola na UNICAMP. Trabalha em fabrica de vagões. Escreve sobre a questão de transporte de cargas via sistema ferroviário no Brasil. Aborda também as tendências em gestão corporativa e comportamento humano.

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