Museu resgata a história da ferrovia na região de Araçatuba

Museu do Ferroviário traz peças e máquinas que eram usadas na estação. Entrada para conhecer o local é de graça.

Uma dica de cultura para quem está de férias em Araçatuba (SP) é conhecer um museu recém-inaugurado que homenageia a ferrovia. O Museu do Ferroviário traz muitas peças e máquinas que eram usadas na estação e nos trens que passavam pela região, isso lá no começo do Século 20.

No Museu Ferroviário volta no tempo até o início do século passado. Muitas das peças que estão no local fizeram parte da Estação Ferroviária de Araçatuba inaugurada em 1908.

Assim como aconteceu em diversas cidades do Estado de São Paulo, Araçatuba também surgiu depois da chegada da ferrovia, por isso muito do que está no museu conta parte da história da cidade.

O museu leva o nome de Moisés Joaquim Rodrigues, ex-ferroviário que dedicou mais de 40 anos à profissão e morreu em 2004. Muitas peças do museu eram dele. O ex-ferroviário Carlos Joaquim Rodrigues é o irmão de Moisés. Ele também já trabalhou como ferroviário e acredita que o museu é boa forma de resgatar a história. “Para se ter ideia todas as cidades do Estado, ou praticamente todas, foram construídas ao longo dos trilhos, no noroeste paulista não foi diferente. A mãe da cidade era a ferrovia”, afirma.

Quem visita o museu se surpreende. “É uma homenagem justa aos ferroviários, a nossa cidade começou a partir da ferrovia e eles fazem parte da nossa história”, afirma a funcionária pública Alice Mara Barbosa. O Museu do Ferroviário fica na rua Joaquim Nabuco, 125, centro de Araçatuba. A entrada é de graça.

Do G1 Rio Preto e Araçatuba

Comentários

Postagens mais visitadas